Protocolos de atendimento

A clínica IAD, alinhada às orientações das autoridades médicas e governamentais, comunica seu novo protocolo de atendimento a pacientes agendados. Esperamos assim evitar aglomerações e reduzir os riscos de propagação da Covid-19, para nossos pacientes e para aqueles que trabalham conosco.

USO DE MÁSCARAS NAS DEPENDÊNCIAS DA CLÍNICA |  Mesmo sem sintomas, pode-se ter o vírus e transmitir a doença. Para segurança de todos, é obrigatório o uso de máscara que cubra o nariz e a boca durante todo o tempo de permanência na clínica.

REDUÇÃO DO NÚMERO DE PACIENTES AGENDADOS | A fim de evitar aglomeração, o número de consultas e exames foi reduzido. Evite faltar ou desmarcar injustificadamente em cima da hora. Outros poderiam se beneficiar do seu horário.

MAIOR RIGOR QUANTO AO HORÁRIO AGENDADO | Para reduzir o número de pessoas circulando em um mesmo ambiente, pedimos evitar atrasos ou adiantar demais o horário de chegada. A antecedência máxima de 15 minutos é suficiente para resolver trâmites na recepção da clínica.

IMPEDIMENTO PARA ACOMPANHANTES EM CONSULTAS | Não há necessidade de vir acompanhado para consulta, a não ser em virtude de idade avançada, limitação de locomoção ou deficiência visual. Solicita-se, nesses casos, a presença de apenas um acompanhante. Mas lembre-se: se for exame, a presença de um acompanhante continua sendo obrigatória.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NO IAD BRASÍLIA

Como medida de caráter protetivo em função do surto de Coronavírus, pensando na segurança de todos, adotamos alguns cuidados de rotinas:

  • Disponibilização de álcool em gel para pacientes com informações de higienização
  • Gel antisséptico em todos os setores para uso dos colaboradores
  • Gel antisséptico em todos os consultórios para uso dos médicos
  • Roteiro de instruções aos pacientes em agendamentos e confirmações
  • Interdição de assentos alternados na recepção para distanciar os pacientes em espera
  • Fixação de cartazes informativos sobre lavagem de mãos no interior da clínica
  • Uso ininterrupto de máscaras por todos os colaboradores
  • Equipamentos de proteção reforçados para médicos e equipe de assistência durante exames
  • Limpeza com álcool de balcões, maçanetas e consultórios de hora em hora
  • Máscara de proteção facial para pacientes em exame de colonoscopia
  • Uso de armação protetora acima do paciente em exames de endoscopia para barrar gotículas de saliva e secreções
  • Desinfecção geral da sala de exame entre um procedimento e outro com produto de maior alcance e potência (Atomic 70)

CUBAS DE DESINFECÇÃO DOS APARELHOS ENDOSCÓPICOS

Buscando ainda melhor eficiência na desinfecção dos endoscópios, foram adquiridos equipamentos para o processamento automatizado da limpeza dos aparelhos, a fim de garantir mais segurança aos pacientes. Ao automatizar etapas no processo de limpeza, alcançamos desinfecção de alto nível, seguindo padrões de autoridades reguladoras, como a Anvisa.

CORONAVÍRUS

O Covid-19 é uma infecção respiratória causada por um vírus novo identificado em 2019. Vírus do tipo corona são muito comuns. Muitas gripes são causadas por coronavírus.

O período de incubação da doença dura entre 2 e 14 dias. O período em que o vírus é transmissível ainda está sendo estudado. Para a maior parte das pessoas, os sintomas serão de uma gripe comum. Pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência respiratória correm mais risco de apresentarem sintomas mais severos.

RECOMENDAÇÕES EM CASO DE SINTOMAS

Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar. Dúvidas, ligue 136 ou acesse http://saude.gov.br/coronavirus 

CORONAVÍRUS, GRIPE E RESFRIADO

Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado.

ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS OFICIAIS

Página do Ministério da Saúde

Conheça e compartilhe a campanha

Organização Mundial da Saúde

COVID - 19 em números

Facebook do Ministério da Saúde

Saiba como proteger você e sua família

ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS OFICIAIS

Página do Ministério da Saúde

Conheça e compartilhe a campanha

Organização Mundial da Saúde

COVID - 19 em números

Facebook do Ministério da Saúde

Saiba como proteger você e sua família

O Coronavírus provoca sintomas mais severos nos idosos. Adie as visitas aos mais velhos, mas continue cuidando deles à distância. Certifique-se de que tenham reservas de alimentos e medicamentos e de que se mantenham ativos durante este período. Minimize os efeitos do isolamento com telefonemas frequentes, fotos da família, vídeos informativos. É hora de proteger quem já nos protegeu por tanto tempo.

Em tempos de quarentena, aproveite para colocar os estudos em dia. Podemos fazer uso da tecnologia para acessar cursos, livros, áudios e vídeos online, e assim diminuir a sensação de isolamento. Mas é bom controlar o uso do computador para não forçar demais os olhos. O uso excessivo pode causar desconforto e deixar os olhos secos e cansados. Recomenda-se manter o ambiente bem iluminado e fazer pausas, desviando o olhar da tela, a cada meia hora. Seus olhos agradecem.

A pandemia do Coronavírus trouxe ao mundo rotinas de saúde coletiva antes pouco usadas. Imagens de televisão mostraram o uso de roupas de proteção sofisticadas e de aparelhos como o termômetro de testa digital. Esse modelo de termômetro mede a temperatura por meio de um sensor que não precisa encostar na pele. Aponta-se para o centro da testa, a até 5 cm de distância, e tem-se a temperatura no visor em poucos segundos, de modo fácil e seguro com menor risco de contaminação. A febre é um dos sinais do Covid-19 e é usada em larga escala em triagem populacional.

O isolamento e a incerteza causados pelo Covid-19 podem aumentar os riscos de estresse, que, se mantido por longo período, pode ser prejudicial à saúde. O que você pode fazer por você mesmo: ✔Fique pelo menos algumas horas por dia longe das telas, sem rede social, sem notícias, sem preocupações ✔Respire profundamente e faça exercícios de alongamento ✔Procure comer várias porções de frutas e verduras ao dia ✔Durma bem ✔Evite o álcool ✔Permita-se fazer o que gosta, cozinhar e pintar, ler um livro, cuidar de plantas ✔Conecte-se com pessoas em quem você confia, fale sobre a situação, sobre como se sente.

O uso de máscaras tem sido apontado como muito relevante no combate ao Covid-19. Por orientação do Ministério da Saúde, máscaras tradicionais devem ser restritas aos profissionais de saúde. Mas você pode fazer a sua máscara caseira seguindo tutoriais na internet. Para que a máscara seja segura, ela deve: ✔Cobrir completamente o nariz e a boca e ser bem ajustada, sem espaços nas laterais ✔Ter pelo menos duas camadas de pano ✔Nunca ser compartilhada ✔Ser trocada quando estiver úmida ✔Ser lavada com água e sabão ou solução de água sanitária, deixando de molho por 20 minutos ✔Depois de seca, ser passada com ferro quente.

Aproveite a quarentena para desenvolver hábitos que podem melhorar a sua saúde. Beba água todo dia. Uma pessoa bem hidratada pode produzir saliva de melhor qualidade, o que ajuda a evitar infecções da boca e da garganta. Os benefícios também se estendem para a digestão, que se torna mais fácil e eficaz, ajudando a prevenir a constipação e as suas doenças associadas, como por exemplo a hemorroida e a diverticulose.

A higiene das mãos é essencial para previnir infecções e doenças, mas água e sabão e álcool gel são igualmente eficazes? Na verdade, não. Álcool gel não mata todos os tipos de germes, como por exemplo o norovírus, que ataca o estômago; não mata alguns parasitas ou bactérias, como o Clostridium difficile, que causa diarreias severas. O álcool gel também não remove químicos prejudiciais à saude, como os pesticidas ou metais pesados como o chumbo. Lavar as mãos com água e sabão reduz todos os tipos de germes e produtos químicos das suas mãos.

Manter as mãos limpas não é apenas uma medida de proteção contra o Coronavírus. É essencial para evitar várias doenças e para evitar disseminar germes para outras pessoas. Embora pareça um gesto simples, melhorar a sua técnica de lavagem de mãos com sabão pode previnir diarreia, infecções dos olhos e da pele e doenças respiratórias como o COVID-19.
Germes de mãos que não foram lavadas adequadamente podem:
✔ entrar no corpo através dos olhos, nariz e boca e causar doenças; pessoas tocam o rosto sem perceber
✔ ser transferidos para bebidas e alimentos enquanto são preparados e consumidos
✔ ser transferidos para objetos como maçanetas, mesas, brinquedos e serem passados para as mãos de outras pessoas

Fechar Menu