Coronavírus

O Covid-19 é uma infecção respiratória causada por um vírus novo identificado em 2019. Vírus do tipo corona são muito comuns. Muitas gripes são causadas por coronavírus.

O período de incubação da doença dura entre 2 e 14 dias. O período em que o vírus é transmissível ainda está sendo estudado. Para a maior parte das pessoas, os sintomas serão de uma gripe comum. Pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência respiratória correm mais risco de apresentarem sintomas mais severos.

PESQUISA E TRATAMENTO

Vários países como Estados Unidos, China, Alemanha e Brasil vêm trabalhando no desenvolvimento da vacina. Alguns países como França e Estados Unidos vêm testando substâncias como a Cloroquina (medicação para malária) com algum sucesso.

RECOMENDAÇÕES EM CASO DE SINTOMAS

Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar. Dúvidas, ligue 136 ou acesse http://saude.gov.br/coronavirus 

CORONAVÍRUS, GRIPE E RESFRIADO

Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado.

ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS OFICIAIS

Página do Ministério da Saúde

Conheça e compartilhe a campanha

Organização Mundial da Saúde

COVID - 19 em números

Facebook do Ministério da Saúde

Saiba como proteger você e sua família

ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS OFICIAIS

Página do Ministério da Saúde

Conheça e compartilhe a campanha

Organização Mundial da Saúde

COVID - 19 em números

Facebook do Ministério da Saúde

Saiba como proteger você e sua família

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NO IAD BRASÍLIA

Como medida de caráter protetivo em função do surto de Coronavírus, pensando na segurança de todos, adotamos alguns cuidados de rotinas:

  • Disponibilização de álcool em gel para pacientes com informações de higienização
  • Gel antisséptico em todos os setores para uso dos colaboradores
  • Gel antisséptico em todos os consultórios para uso dos médicos
  • Script em agendamentos e confirmações
  • Interdição de assentos alternados na recepção para distanciar os pacientes em espera
  • Informativo de lavagem das mãos
  • Todos os colaboradores que trabalham nas áreas internas devem usar máscaras ininterruptamente
  • Médicos superprotegidos durante os exames
  • Limpeza com álcool de balcões, maçanetas e consultórios de hora em hora

O Coronavírus provoca sintomas mais severos nos idosos. Adie as visitas aos mais velhos, mas continue cuidando deles à distância. Certifique-se de que tenham reservas de alimentos e medicamentos e de que se mantenham ativos durante este período. Minimize os efeitos do isolamento com telefonemas frequentes, fotos da família, vídeos informativos. É hora de proteger quem já nos protegeu por tanto tempo.

A pandemia do Coronavírus trouxe ao mundo rotinas de saúde coletiva antes pouco usadas. Imagens de televisão mostraram o uso de roupas de proteção sofisticadas e de aparelhos como o termômetro de testa digital. Esse modelo de termômetro mede a temperatura por meio de um sensor que não precisa encostar na pele. Aponta-se para o centro da testa, a até 5 cm de distância, e tem-se a temperatura no visor em poucos segundos, de modo fácil e seguro com menor risco de contaminação. A febre é um dos sinais do Covid-19 e é usada em larga escala em triagem populacional.

A higiene das mãos é essencial para previnir infecções e doenças, mas água e sabão e álcool gel são igualmente eficazes? Na verdade, não. Álcool gel não mata todos os tipos de germes, como por exemplo o norovírus, que ataca o estômago; não mata alguns parasitas ou bactérias, como o Clostridium difficile, que causa diarreias severas. O álcool gel também não remove químicos prejudiciais à saude, como os pesticidas ou metais pesados como o chumbo. Lavar as mãos com água e sabão reduz todos os tipos de germes e produtos químicos das suas mãos.

Manter as mãos limpas não é apenas uma medida de proteção contra o Coronavírus. É essencial para evitar várias doenças e para evitar disseminar germes para outras pessoas. Embora pareça um gesto simples, melhorar a sua técnica de lavagem de mãos com sabão pode previnir diarreia, infecções dos olhos e da pele e doenças respiratórias como o COVID-19.
Germes de mãos que não foram lavadas adequadamente podem:
✔ entrar no corpo através dos olhos, nariz e boca e causar doenças; pessoas tocam o rosto sem perceber
✔ ser transferidos para bebidas e alimentos enquanto são preparados e consumidos
✔ ser transferidos para objetos como maçanetas, mesas, brinquedos e serem passados para as mãos de outras pessoas

Fechar Menu