O câncer de intestino é o segundo mais frequente em Brasília e em algumas cidades brasileiras, embora seja um dos cânceres mais evitáveis que existem. Muitas pessoas desenvolvem pólipos no intestino à medida que envelhecem. Alguns desses pólipos podem se transformar em câncer. A colonoscopia é o único exame que pode encontrar e remover pólipos. É um exame recomendado para todos os homens e mulheres a partir dos 45 anos, quando os casos se tornam mais frequentes. 

SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO

Na fase inicial, o câncer de intestino costuma não apresentar sintomas, por isso é tão importante o exame de colonoscopia a partir dos 45 anos, quando os casos são mais frequentes. São sintomas do câncer de intestino:

  • sangue nas fezes
  • dor na região anal
  • cólicas ou dores abdominais
  • anemia e fraqueza
  • emagrecimento intenso
  • alterações no hábito intestinal (diarreia, intensa vontade de evacuar ou constipação)

COMO SE DETECTA O CÂNCER DE INTESTINO?

A colonoscopia hoje é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer do intestino grosso. É um exame indicado para pessoas:

  • acima de 45 anos
  • acima de 40 anos que tenham histórico familiar de câncer colorretal
  • com alteração do hábito intestinal
  • com dores abdominais
  • com diarreia crônica
  • com sangramento anal

COMO SE PREVINE O CÂNCER DE INTESTINO?

alksjd;lfjalsdjl;kas;ldjf;lsjdljfa;lskjdf

  • a;lskdjf;lkasjdf ...

Dúvidas Frequentes

Uma entrevista com o Dr. Alessandro Paolo, coloproctologista do IAD Brasília

Todos os pacientes acima de 45 anos deverão submeter-se ao exame. Para pacientes com histórico familiar de câncer colorretal,  os acima de 40 anos deverão realizar o exame. E pacientes de qualquer idade com sintomas de sangramento retal, alteração no hábito Intestinal ou diarréia crônica deverão também realizar o exame.

“É o único exame capaz de detectar o câncer intestinal em estágio inicial. Sem esse exame, você não vai conseguir detectar. Vai conseguir detectar o câncer quando estiver avançado, porque aí o tumor já estará obstruindo. É aí que entram os protocolos: 45 anos, histórico familiar, sintomas diferentes, sangramento… tem que fazer o exame.”

“Depende muito de cada caso, podendo ser realizado anualmente, de 3/3 anos, de 5/5 anos. Depende muito do que se acha no primeiro exame. Se o resultado for normal, repete-se o exame em 3 anos. Se der normal novamente, em 5 anos. Pacientes que têm pólipos, retiram-se os pólipos durante o exame. Se der adenoma, o exame é repetido depois de 1 ano. Então isso é muito variável, é caso a caso.”

“Não. Colonoscopia é realizada com sedação venosa, diferente de anestesia. A anestesia se faz no centro cirúrgico; no consultório é sedação. O paciente não sente dor e não acorda durante o exame.”

“É um exame muito simples, não requer nada de extraordinário. É um procedimento dentro da colonoscopia. É feita a retirada de uns fragmentos do intestino para fazer biópsia. Normalmente, é feito com pacientes que têm doenças inflamatórias ou têm alguma úlcera ou ferida dentro do intestino.”

Câncer de Previna-se

As consultas e os exames realizados no IAD Brasília podem ser agendados via chat ou whatsapp (botões disponíveis nas laterais da tela); por meio da página “Contato” do menu deste website; ou por nosso telefone fixo: (61) 3351-3979

Para sua segurança, contamos com o suporte hospitalar e com equipe própria de anestesiologia.

Fechar Menu